Uma das técnicas mais comuns de impressão em 3D consiste em usar um laser para curar o plástico ativado pela luz, imprimindo camadas empilhadas em um processo demorado. Mas agora a start-up de tecnologia Daqri descobriu uma maneira de acelerar esse processo: usando hologramas tridimensionais.
A impressora funciona projetando um campo de luz 3D em uma bandeja que contem um monômero sensível à luz chamado "goo". O plástico rapidamente endurece e pode ser extraído usando uma tela. O processo todo leva apenas 5 segundos, em comparação aos minutos ou mesmo horas exigidos por uma impressora 3D comum.
Além de ser mais rápida, a impressora também cria objetos maciços que não sofrem das mesmas fraquezas encontradas no "grão" entre as camadas de objetos 3D. O processo também eliminaria a necessidade de estruturas de suporte atualmente necessárias para criar alguns objetos 3D.
Uma vez que a tecnologia ainda está sendo desenvolvida, permanecem algumas limitações: atualmente, a máquina só pode criar formas pouco espessas - já que a polimerização do plástico libera energia, objetos mais espessos podem estar propensos à deformação por fusão.
A Daqri também começou a testar o uso de hologramas em dispositivos visuais. Um protótipo atual é capaz de renderizar uma única imagem em um pára-brisa em 720p de resolução.